Os estudantes do Centro Integrado Cristo Redentor são na sua maioria oriundos das fazendas circunvizinhas. Nem todos são do município sede da escola. Alguns são de outros municípios porém localizados geograficamente mais próximos a São José da Vitória. São pessoas de renda mínima, trabalhadores rurais, que vivem da lavoura cacaueira, outros do comércio ou trabalhos informais, quando não desempregados. Em sua maioria filhos de pais que não concluíram o Ensino Fundamental, o que contribui para o desemprego. Alguns recebem benefícios do governo.
Por morarem distantes e dependerem do transporte escolar, muitos apresentam dificuldades de aprendizagem, característica também da falta de acompanhamento dos familiares, que nem sempre tem condições de ajudá-los nas atividades escolares. A condição de vida, tem sido um fator relevante para a questão da baixa estima de tais estudantes. Não se percebe grandes expectativas de crescimento intelectual.
Muitos dos estudantes não apresentam interesse por esportes. Uma minoria ainda valoriza o futebol. Parte deles são criados apenas pela mãe, quando não pelos avós ou tios, que também enfrentam dificuldades financeira..O lazer do município é a represa, onde as pessoas se divertem aos finais de semana.
Existe um diferencial entre o publico diurno e o noturno. Os estudantes do diurno apresentam dificuldade de aprendizagem devido a indisciplina, envolvimento com entorpecentes, desestrutura familiar, que vem contribuindo pro aumento dos índices de violência na escola. O publico noturno, apresenta muito cansaço devido ao trabalho do dia a dia, desmotivo as vezes causados pela metodologia docente, embora não apresentem casos de violência.
Em média, trinta por cento da comunidade escolar, declara-se cristãos evangélicos, trinta e cinco por cento, católicos e os demais sem religião declarada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário